Entendendo como o FTP funciona
A troca de dados tem sido importante desde os primeiros dias da computação. Um meio popular de troca de dados é conectar computadores uns aos outros.
O protocolo de transferência de arquivos (FTP) é usado para transferir arquivos entre dois computadores por uma rede e pela Internet. Neste artigo, analisaremos como trabalhar com um cliente FTP. Auto FTP Manager é um cliente FTP avançado que automatiza as transferências de arquivos entre o seu computador e o servidor FTP.
O que é FTP?
Quando você quer copiar arquivos entre dois computadores que estão na mesma rede local, muitas vezes você pode simplesmente "compartilhar" uma unidade ou uma pasta e copiar os arquivos da mesma forma que você copiaria arquivos de um lugar para outro em seu próprio PC.
E se você quiser copiar arquivos de um computador para outro que esteja a meio caminho do mundo? Você provavelmente usaria sua conexão com a Internet. No entanto, por razões de segurança, é muito incomum compartilhar pastas pela Internet. As transferências de arquivos através da Internet usam técnicas especiais, das quais um dos mais antigos e mais utilizados é o FTP. FTP, abreviatura de "Protocolo de transferência de arquivos" pode transferir arquivos entre qualquer computador que tenha uma conexão com a Internet e também funciona entre computadores usando sistemas operacionais totalmente diferentes.
Transferir arquivos de um computador cliente para um computador servidor é chamado "carregar" e transferir de um servidor para um cliente é "download".
Requisitos para usar o FTP
- Um cliente FTP como Auto FTP Manager instalado no seu computador
- Certas informações sobre o servidor FTP ao qual deseja se conectar:
uma. o Endereço do servidor FTP. Isso se parece muito com os endereços que você digita para navegar em sites.
Exemplo: O endereço do servidor é "ftp.videodesk .net ".
Às vezes, o endereço do servidor será dado como um endereço numérico, como " 64.185.225.87".
b. Um nome de usuário e uma senha. Alguns servidores de FTP permitem que você se conecte a eles anonimamente.
Para conexões anônimas, você não precisa de um nome de usuário e senha.
Para transferir arquivos, forneça seu software cliente ( Auto FTP Manager) com o endereço do servidor, o nome do usuário e a senha. Depois de se conectar ao servidor FTP, você pode usar Auto FTP Manager Gerenciador de arquivos para carregar, baixar e excluir arquivos. Usar o Gerenciador de arquivos é muito como trabalhar com o Windows Explorer.
Conexões de FTP e Internet
FTP usa uma conexão para comandos e outra para enviar e receber dados. O FTP possui um número de porta padrão no qual o servidor de FTP "escuta" as conexões. Uma porta é um "ponto de conexão lógica" para se comunicar usando o Protocolo de Internet (IP). O número de porta padrão usado pelos servidores FTP é 21 e é usado apenas para enviar comandos. Como a porta 21 é usada exclusivamente para enviar comandos, essa porta é chamada de porta de comando. Por exemplo, para obter uma lista de pastas e arquivos presentes no servidor FTP, o Cliente FTP emite um comando "LISTA". O servidor FTP envia uma lista de todas as pastas e arquivos de volta para o Cliente FTP. Então, e a conexão de internet usada para enviar e receber dados? A porta que é usada para transferir dados é referida como uma porta de dados. O número da porta de dados variará de acordo com o "modo" da conexão. (Veja abaixo os modos Ativo e Passivo.)
Modo de conexão ativa e passiva
O servidor FTP pode suportar Ativo ou Passiva conexões ou ambos. Em uma conexão FTP ativa, o cliente abre uma porta e escuta e o servidor se conecta ativamente a ela. Em uma conexão FTP passiva, o servidor abre uma porta e escuta (passivamente) e o cliente se conecta a ele. Você deve conceder acesso Auto FTP Manager à Internet e escolher o tipo correto de Modo de Conexão FTP.
A maioria dos programas de cliente FTP seleciona o modo de conexão passiva por padrão porque os administradores do servidor preferem como medida de segurança. Firewalls geralmente bloqueiam conexões que são "iniciadas" de fora. Usando o modo passivo, o cliente FTP (como o Auto FTP Manager) está "alcançando" o servidor para fazer a conexão. O firewall permitirá essas conexões de saída, o que significa que nenhum ajuste especial para configurações de firewall é necessário.
Se você estiver se conectando ao servidor FTP usando Modo ativo de conexão, você deve configurar seu firewall para aceitar conexões para a porta que o seu cliente FTP abrirá. No entanto, muitos provedores de serviços de Internet bloqueiam conexões recebidas para todas as portas acima de 1024. Os servidores FTP ativos geralmente usam a porta 20 como sua porta de dados.
É uma boa idéia usar Modo passivo para se conectar a um servidor FTP. A maioria dos servidores FTP suporta o modo Passivo. Para que a conexão FTP passiva seja bem-sucedida, o administrador do servidor FTP deve configurar seu firewall para aceitar todas as conexões a qualquer porta que o servidor FTP possa abrir. No entanto, este é o problema do administrador do servidor (e prática padrão para servidores). Você pode seguir em frente, fazer e usar conexões FTP.
Uma vez que o Cliente FTP consegue abrir as conexões de internet, um para comando e outro para dados, ele começa a se comunicar com o servidor FTP. Agora você está pronto para transferir seus arquivos e pastas entre os dois computadores conectados com Auto FTP Manager.