Alteração de atributos
Você pode definir permissões para arquivos e pastas em UNIX servidores (e servidores que executam sistemas operacionais Unix-like) usando o Alterar atributos comando. Alterando controle de atributos que pode ler, alterar ou localizar arquivos e pastas em um servidor FTP. Eles instruem o servidor sobre que tipo de acesso de direitos a conceder às diferentes categorias de usuários. Arquivos que fazem parte de um web site deve ser legível pelo programa de servidor web. Você pode definir permissões para as seguintes categorias:
Usuário: Normalmente quem carregado ou criado o arquivo. Essa é a conta que "possui" o arquivo. Grupo: Membros do grupo ao qual pertence o proprietário. Cada usuário em um sistema UNIX tem um nome de utilizador único e é um membro pelo menos um grupo. Outros: Todos os que não o Usuário e não é um membro do Grupo. Basicamente "todos os outros."
Existem três tipos de permissões que podem ser definidas em suas pastas e arquivos em servidores UNIX – Leitura, Escrever e Executar permissões.
Para cada categoria de permissão (usuário, grupo, outros) você pode definir se o arquivo pode ser lido, escrito ou executado. Por exemplo, você pode permitir que o proprietário ler e gravar os arquivos, enquanto o grupo e o público só podem ler. Note que a permissão de gravação permite que você edite ou exclua o arquivo, ou carregar outro com o mesmo nome e substituí-lo. Para definir permissões, abra o Gerenciador de arquivos para um perfil onde existem os arquivos ou pastas (para o qual você deseja definir permissões).
Com o botão direito no nome do arquivo/pasta e selecione Alterar atributos. As três usuário categorias são Usuário, Grupo e Outros. Selecione as permissões que você deseja conceder, verificando o Leitura, Escrever e Executar caixas para cada categoria. Um valor é atribuído a cada permissão: Leitura = 4, Escrever = 2 e Executar = 1.
O Valor numérico a caixa contém um número de três dígitos. O primeiro número é a soma total dos valores de permissões para Usuário; o segundo dígito é para Grupo e o terceiro dígito é para Outros.
Por exemplo, você tiver selecionado permissões de leitura e gravação para usuário e nenhum para o grupo e outros. Neste caso, o primeiro dígito do valor numérico será 6 (soma de 4 é o valor numérico para leitura e 2 que o valor numérico para gravação) e os outros dois dígitos será zero, já que sem permissões de grupo e outros. Assim, o valor numérico neste caso é 600. Este valor será comunicada ao servidor FTP UNIX quando você clica em OK.
Você pode exibir os atributos que você definiu para cada arquivo ou pasta a partir do Atributos coluna do Gerenciador de arquivos.
|